Quem não gosta de política é comandado por quem gosta.

sexta-feira, 27 de julho de 2012


Brasil tem candidatos únicos em 122 cidades


Da Redação 
Em Mato Queimado, no Rio Grande do Sul, o resultado da eleição já é conhecido mais de dois meses antes da contagem dos votos. Na Cidade de menos de 2 mil habitantes, o prefeito será escolhido sem disputa. Assim como lá, outras 121 cidades brasileiras estão nessa situação, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prefeito da cidade gaúcha, Orcelei Dalla Barba, disse que a comunidade local “não quer disputa”. Será a quarta eleição nos mesmos moldes, com um revezamento de partidos no comando da cidade. Desde a criação do município, a eleição é decidida assim, sem disputa. Minas Gerais é campeão em número de municípios com candidatos únicos, seguido pelo Rio Grande do Sul.
O PMDB e o PSDB são os partidos que mais serão beneficiados nesta eleição. Dados do TSE mostram que a falta de disputa alcança o equivalente a 2,2% dos municípios brasileiros nas eleições deste ano. No pleito passado, em 2008, 180 municípios escolheram seus prefeitos assim.
Os números oscilam a cada eleição, sem uma tendência de crescimento ou de queda. É um fenômeno suprapartidário: os candidatos únicos desta eleição estão filiados a nove partidos. O eleitor terá três opções de voto: candidato único, nulo ou branco. (PARECE BRINCADEIRA)
Pelas regras, nessas cidades, o candidato precisa de um voto a mais além do total de votos válidos. Nulos e em branco não valem. Onde há segundo turno, se houver apenas um candidato e ele receber um voto, terá vencido o primeiro turno e irá para o segundo com a necessidade de receber um voto válido para ser eleito.

 

Um comentário: